A Mensagem das Cores

Conhecer o significado das cores é fundamental para uma pessoa definir a MENSAGEM que ela quer transmitir aos outros.  Por isso, é importante conhecer as sensações e os significados das cores e usá-las a seu favor.

Vamos lá:

AMARELO: desperta, traz leveza, descontração, otimismo. Estimula o cérebro, mantém o seu foco, concentra,  mantém a mente clara e decidida. Simboliza criatividade, idealismo, alegria e felicidade. Sugere uma personalidade criativa, extrovertida e alegre.

Quando usar Amarelo? Quando precisar ser imparcial, racional, focado, ter bastante atenção em algo que precisa fazer, ter facilidade em se comunicar.

Quando evitar? Quando estiver muito crítico e instável.

LARANJA: convite, energia, amizade. A cor laranja simboliza movimento, espontaneidade,  entusiasmo, diversão, tolerância e gentileza. Além disso, é uma cor estimulante. Sugere uma personalidade sociável, divertida, entusiasmada e solícita.

Quando usar Laranja? Quando estiver deprimido, precisar se revigorar, sentir-se mais alegre e contente com a vida. Quando estiver precisando de energia, auto-motivação, ou quiser deixar a seriedade um pouco de lado.

Quando evitar? Quando estiver se sentindo confuso.

VERMELHO: excitação, vitalidade, paixão, força, sexo, provocação, perigo. O vermelho ativa e estimula. Significa  elegância, conquista, requinte, liderança. É usado por pessoas seguras de si, que sempre têm opinião, crenças ou sentimentos fortes.  É a cor preferida por aqueles que são extrovertidos, agressivos e impulsivos.

Quando usar Vermelho? Quando estiver cansado e desestimulado, precisando de energia e força. Quando quiser aumentar seu espírito competitivo e sua vontade de correr atrás dos seus objetivos.

Quando evitar? Se tiver pressão alta, facilidade em se irritar e essência rude.

ROSA: doçura, juventude, romantismo. O rosa significa romance, sensualidade, beleza. Sugere uma personalidade quieta, refinada e artística.

Quando usar Rosa? Quando quiser que as pessoas se sintam à vontade na sua presença. Quando quiser aumentar o seu senso de compaixão e sua compreensão em relação aos outros.

Quando evitar? Se for imaturo emocionalmente e precisar de uma figura de pai ou mãe para se sentir seguro. Se for muito dependente dos outros

VIOLETA e ROXO: sensual, elegante, misterioso, espiritual.  Sugere uma personalidade incomum e exótica. Pessoa que tem consciência forte de si mesma e do seu rumo na vida.

Quando usar Violeta? Quando precisar se conectar com a sua espiritualidade, usar a sua intuição e se sentir mais reservado.

Quando evitar? Quando precisar ser aceito socialmente e se estiver sob pressão com regras e regulamentos. Se estiver muito sensível, essas cores só irão aumentar esse sentimento.  Se estiver doente, evite o Roxo.

LILÁS e LAVANDA

Quando usar Lilás e Lavanda? Quando quiser se sentir mais sensível, calmo,  gentil e com um senso mais reservado. Quando precisar se conectar mais com o seu lado intuitivo, meditar, relaxar e aumentar a necessidade de ajudar os outros.

Quando evitar? Quando estiver se sentindo vazio ou cercado por pessoas que não se importam com os seus sentimentos.

AZUL: frio, serenidade e quietude. A cor azul produz segurança e compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranqüilidade. Pessoas conservadoras em relação a novas idéias, dedicadas a altos ideais, podendo trabalhar pacientemente e sistematicamente pelo que desejam.

Quando usar Azul? Quando precisar relaxar a mente e descansar o corpo. Se precisar aumentar a sua auto-confiança, independência, senso de responsabilidade pelos outros, sabedoria, encorajamento para tomar decisões, prefira um azul mais escuro.

OBS: se precisar se sentir leve, jovial e aumentar o seu poder de comunicação, prefira o turquesa.

Quando evitar? Quando estiver se sentindo deprimido, pois o azul não encoraja atividade, e sim relaxamento e calma.

VERDE: fresco, saudável, revigorante, refrescante e natural. O verde simboliza esperança, perseverança, calma e juventude. Sugere uma personalidade amigável, doce, pacífica e prestativa. Pessoas extremamente responsáveis e leais,  que buscam harmonia e estabilidade.

Quando usar Verde? Quando for hiperativo e precisar de calma para tomar decisões ou clarear seus pensamentos sobre algo ou alguém. Quando precisar aumentar sua sensação de felicidade, prefira um verde mais claro e intenso

Quando evitar? Quando houver necessidade de tomar uma atitude ou realizar efetivamente alguma coisa.

BRANCO: limpo, puro, inocente, brilhante. O branco remete a paz, sinceridade, verdade, calma, pureza e inocência.

Quando usar Branco? Quando precisar estar com a mente aberta, clara e receptiva a novas idéias, sem ter que tomar ações imediatas. Quando precisar de um tempo para repensar ou refletir sobre futuras atitudes a tomar.

Quando evitar? Quando estiver se sentindo sozinho, isolado ou se precisar ser participativo, ativo ou tomar alguma decisão.

PRETO: forte, clássico, elegante, misterioso,  poderoso. O preto permite a auto-análise, a introspecção. Pode significar também dignidade e está associado ao mistério. Também remete ao medo e à morte.

Quando usar preto? Quando precisar passar a sua opinião sem ser persuadido pela opinião dos outros. Quando quiser ficar no controle da situação e passar uma imagem autoritária.

Quando evitar? Quando estiver se sentindo deprimido, pois essa cor te mantém distante da ajuda dos outros.

MARINHO: sugere uma personalidade tradicional e conservadora. Pessoa trabalhadora e concentrada no que faz.

CINZA: é a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da indecisão e da falta de energia. Remete à velhice, quietude, sabedoria. Promove equilíbrio e estabilidade. É a cor neutra fria, esfria!

MARROM: riqueza, opulência, durabilidade, estabilidade, assim como sugere terra e rusticidade. O marrom associa-se à estabilidade, à constância, significa responsabilidade e maturidade.

BEGE: transmite calma e passividade. O bege está associado à melancolia e ao clássico e. É a cor neutra quente, aquece!

E então gostaram? Vamos aproveitar então e usar e abusar das cores!!!

Um beijo!

Você poderá gostar de

Deixe aqui seu comentário