ALTA-COSTURA E PRÊT-À-PORTER

Muita gente, assim como eu tem dúvida de qual a diferença entre dois termos de moda que vem sendo usados desde antes dos anos 50, a Alta Costura e o Prêt-à-Porter.
Ambos nascidos na França, tem diferenças importantes que até hoje são claras e executadas inclusive em semanas de moda em épocas distintas.
Mas vamos lá!
A Alta-Costura é a moda direcionada a uma clientela privilegiada, de alto poder aquisitivo e que faz questão de exclusividade.
São peças feita sob medida e em sua grande parte confeccionadas à mão.
Utiliza os mais finos tecidos, dentre os quais muitas vezes eles são exclusivos para aquela peça ou até para a cliente. Quando o modelo possui bordado, o trabalho é feito pelos melhores profissionais.
E citando a história, a mais célebre Maison Lesage especializada em bordados para alta costura e assinada pelos maiores criadores de moda por mais de meio século, foi em 2002 adquirida pela marca Chanel .
Várias foram as tendências que a alta-costura criou que acabaram mudando o guarda-roupa das mulheres, como a personalização e a exclusividade por exemplo.
Algumas imagens permanecem na lembrança feminina e surgiram também desse tipo de moda, como a linha trapézio, enquanto outras se tornaram clássicos da moda, como o tailleur de tweed, os botões duplos, as lapelas estruturadas, os cintos de correntes douradas e as saias na altura dos joelhos.
No início dos anos 1960, a alta-costura continuava restrita a uma minoria abastada e a necessidade de atender a uma clientela maior e com poder aquisitivo não tão exacerbado surgiu.
Para esse momento surge a moda Prêt-à-Porter, ou traduzindo para o portugês: pronto para vestir.
Ela mostrava artigos ainda luxuosos porém mais industrializados e por isso um pouco mais acessíveis. As peças eram “de confecção” e com isso mais baratas, e um pouco mais “populares”.
Hoje, o prêt-à-porter, possuem suas próprias temporadas de apresentação de coleções e complementam os lançamentos da alta-costura. Porém elas possuem estrutura própria e capaz de surtir efeitos no mercado mundial super diferenciados e inovadores. Não é à toa que desde os anos 70, o prêt-à-porter comanda a moda no mundo.

 

 

E então gostou? Compartilha e divulga, afinal saber um pouco mais sobre a história da moda nunca é exagero não é mesmo?

Beijos,

Vanessa

Você poderá gostar de

Deixe aqui seu comentário