DICAS PARA O CLOSET CLEANNING

Pra fazermos um bom closet cleanning, além de ter claro quais nossos gostos e preferências em relação a roupas e looks, descrevi abaixo alguns pontos que podem te ajudar e facilitar esse seu momento. Sim digo seu porque, mesmo que você tenha ajuda de uma profissional de estilo ou de uma amiga, sem a sua presença ele não poderá nunca acontecer!


Primeiro Passo: Prepare o ambiente: escolha o melhor momento e hora, ligue uma música, abra um vinho, ou separe uma outra bebida que goste, e ligue o ar condicionado, pois você vai precisar experimentar as coisas e isso pode dar calor!

Logo depois pegue um papel e uma caneta e escreva nele 3 adjetivos. Aqueles 3 que você adora quando os outros falam, especialmente se forem sobre você. Pode ser alguns como: elegante, bonita, bem vestida, discreta, segura… e assim vai!
Isso será o seu roteiro, pois cada peça que você tirar do armário e experimentar precisa ter conexão com algum dos 3 adjetivos que você escolheu. Se olhe no espelho vestida e se pergunte: isso me deixa…?

O maior medo de muitas mulheres em começar o closet cleanning é não saber por onde começar! Por isso, minha sugestão é que para facilitar setorize suas peças. Comece pelas calças por exemplo, e dentro das calças por estilo: alfaiataria, jeans, pantacourts, etc. Acabou as calças vá para as saias, depois para os shorts, depois as blusas, as camisas, etc. Ah e se quiser dividir os setores por dia, caso você tenha pequenos espaços de tempo para esse trabalho, faça-o! O importante é que a cada momento você esteja 100% presente no que você está fazendo.

Experimente tudo! Sim é necessário, pois o que nos vestia bem pode não vestir mais do jeito que queremos.
O que usávamos de uma forma podemos descobrir que não combina mais com nosso momento atual.
E as bainhas, nessa hora vemos quantas bainhas podem estar erradas, desfeitas.
Descobrimos peças que foram guardadas sujas, ou que ficaram amareladas de tanto tempo sem usar.
Experimente mesmo, e você inclusive vai redescobrir peças que nem lembrava que tinha.

Separe as peças em pilhas, a pilha do que volta pro armário, a pilha do que vai pra consertar, a pilha do que vai ser doado ou vendido, e ainda a pilha do que vai lavar (incrível como você vai ver que tem coisa que precisa ir lavar!)

E tenha sempre na sua mente as dicas abaixo:

  • Ver se a peça veste bem requer que você se olhe 360 graus, ou seja de frente, de lado e de costas. Tirar selfies ajuda muito, pois você se olhar de fora pode te ajudar a enxergar o que às vezes você não percebeu se olhando no espelho.
  • Veja quantas peças semelhantes aquela você tem. Essa repetição pode ser reduzida? Deixe apenas o que realmente você usa!
  • Esqueça o que você pode, quem sabe, um dia volta a usar porque a moda vai voltar ou porque você vai emagrecer. Acredite nesse caso você vai querer comprar algo novo!
  • Olhar se a peça é atual (isso não significa ser nova). Se ela tem a ver com você, se você se sente bem quando veste ela, se ela está dentro daqueles adjetivos que você escolheu como seus!
  • Pense quanto tempo você não usa aquela peça. Se for mais do que 18 meses descarte, você não vai usar mais! Já se passaram 2 estações diferentes e você nem lembrou dela é porque ela não faz mais sentido pra você.
  • E as peças com apego emocional pense se elas tem a ver com você, se faz sentido guardá-las sem usar. Se ela te aproxima ou afasta daquelas palavrinhas escolhidas por você antes de todo esse processo começar!
  • Ah, se ainda tem dúvida, separe uma mala e coloque dentro, espere 2 meses, se nem lembrar da peça é porque ela não faz mais sentido mesmo pra você. DESAPEGUE E SEJA FELIZ!

Enfim, o objetivo desse trabalho é deixar seu guarda-roupa mais fácil de ser visto, mas fácil de ser combinado, mais fácil de ser entendido por você! Então seja prática e focada, pois com certeza depois dessa limpa vai tudo ficar tão mais fácil de ser usado e combinado que você vai querer fazer uma nova limpa!

Minha sugestão final: faça isso 1 vez por ano, afinal isso significa saúde pra você e pro seu guarda-roupa!

Um beijo e até a próxima!

Você poderá gostar de

Deixe aqui seu comentário