E se eu te disser que listras horizontais não engordam?

Isso mesmo, sabendo usar poderemos usá-las sem medo de se sentir mais gordinha ou de errar.

Essa semana foram vários acontecimentos em relação a clientes falando e perguntando sobre estampas e percebi uma coisa engraçada: a maioria não pensa em listras como uma estampa.

Acham que quando falamos de roupas estampadas estamos falando apenas de peças que tenham flores, folhagens e coisas do gênero ligado a natureza ou temas assim.

Na verdade, estampa é tudo que não é liso, seja qual for o desenho. Geométricas, listras, paisagens, desenhos diversos, são considerados estampas.

E, reparando que as pessoas falam sempre de listras, decidi dividir hoje com vocês uma das maiores preocupações femininas. LISTRAS HORIZONTAIS ENGORDAM?

Todas nós já ouvimos que listras horizontais engordam e listras verticais emagrecem. Pois bem, é hora de repensar…

Já tinha me acontecido algumas vezes de usar uma blusa com listras horizontais e ouvir elogios quanto a estar mais magra! Eu, super encucada que sou, fui pesquisar mais sobre isso e achei um psicólogo, Peter Thompson, da Universidade de York, que resolveu estudar as percepções humanas e o sentido que damos ao mundo.

Em sua análise ele separou um grupo de pessoas e pediu que cada uma analisasse algumas fotos de mulheres usando roupas com listras horizontais e verticais. Qual a surpresa? A pesquisa constatou que as mesmas mulheres eram apontadas como mais MAGRAS quando vestidas com listras HORIZONTAIS. Ou seja, as listras verticais deixam as pessoas mais altas, enquanto que as horizontais têm um efeito contrário.

Claro que é preciso saber escolher espessura e cor para este efeito se concretizar.

Algumas ideias:

  • Evite blusas listradas que tenham o decote muito fechado e/ou muito justas ao corpo. Elas tendência a dar volume visual;
  • Para mulheres com seios pequenos, as listras mais largas é uma ótima opção;
  • Mulheres acima do peso prefiram as calças com listras mais próximas e na vertical e blusas com listras mais finas;
  • Prefira as listras mais fininhas, se forem cores que contrastam como preto e branco. Já se forem largas, prefira as com cores parecidas, pois neutralizam o efeito ampliador;
  • Se você que não abre mão das listras mais largas e contrastantes, se for uma blusa ou vestido, por exemplo, use com uma terceira peça que ajuda a alongar;
  • Se você tem muito quadril e quer disfarçá-lo, use as listras mais discretas (finas ou de menos contraste), e se a peça for afastada do corpo (mais soltinha) melhor ainda.

Se mesmo assim você continuar com medo de usar as listras, sugiro usá-las em lugares estratégicos, como por exemplo nos ombros. Experimente uma blusa ou blazer listrado na horizontal para ampliar. Tudo vai depender da sua intenção, e onde você quer ampliar ou disfarçar, usando as listras na horizontal.

Um beijo e boa semana!

VANESSA MARQUES

Siga o meu perfil nas redes sociais para mais informações sobre Imagem, Moda e Estilo.

Você poderá gostar de

Deixe aqui seu comentário