PEÇAS BÁSICAS PRA QUALQUER GUARDA-ROUPA

Algumas pessoas me perguntam quais seriam as peças básicas que devemos ter em um guarda-roupa para podermos fazer combinações variadas e termos opções para trabalhar, sair e ir a festas.

Para definir os ítens básicos e essenciais para o seu guarda-roupa devemos conhecer seu estilo pessoal e seus hábitos primeiramente. Mas como não consigo fazer isso com todas as minhas leitoras, vou listar algumas peças que acho realmente essenciais e que podem complementar diversos dos estilos visuais existentes.

Vamos lá:
BLAZER – um item clássico, mas que dependendo de com que você combine ele fica essencial e não pode faltar. É elegante, dá estilo e elegância ao look. Além disso, ele equilibra a silhueta, e no comprimento correto deixa seu look ainda mais harmônico e valorizando o que você tem de melhor!


CALÇA JEANS – é realmente uma peça básica, especialmente pela sua versatilidade e atemporalidade. Minha dica para essa peça é que você tenha pelo menos uma mais escura (sem lavagens e rasgos) para usá-la  em ocasiões de mais formalidade, para o trabalho e até jantares mais descolados. Ter também uma com a lavagem mais “destroied” pode te ajudar a deixar seu visual mais descolado e casual para momentos de lazer e descontração.


COLETE – essa peça parece supérfula, mas não é. Assim como o blazer ele pode dar um toque diferenciado ao look e equilibrar sua silhueta. A vantagem dele é que por ser sem manga pode ser usado no verão. Uma 3a peça super estilosa e atual, que dependendo do comprimento pode até fazer a vez de um super vestido.


JAQUETA – as jaquetas são indispensáveis no guarda-roupa, se puder ter uma jeans e uma de couro seria perfeito.Elas são peças que aquecem e dão um super estilo ao look. Podem ser vestidas, apenas jogadas sobre os ombros e até amarradas na cintura se a ocasião permitir.


SAIA – uma peça queridinha da maioria das mulheres, afinal ela é elegante, versátil, charmosa e feminina! Podendo ser usadas em diversas ocasiões, é de grande utilidade no seu guarda-roupa. As mais curtas servem para os momentos de lazer e pra quem tem as pernas em dia. Já as na altura do joelho, midis e longas podem ser usadas em ocasiões mais formais, com saltos ou rasteiras. E dependendo de com o que forem combinadas se encaixam em qualquer estilo.


SHORT – apesar de eu achar uma peça que deve ser usada com cuidado, principalmente por mulheres mais maduras como eu, ele tem sido cada vez mais usado pela brasileira. Podem ser jeans, em algodão ou couro, mas já ressalto, apesar de fáceis de combinar use-os com moderação e escolha momentos de lazer para isso. Esta é uma peça que jamais deve ir a ambientes corporativos. Ah, e todo cuidado é pouco com as pernas quando se quer usar shorts, elas devem estar em condições adequadas, depiladas e hidratadas! Ah, e prefira usá-los de sapatos sem salto, ficam muito mais elegantes e requintados…


TRENCH COAT – Essencial para dias mais frios ou chuvosos, e dará um charme a mais no look. Fica bem por cima de visuais criados com calças, saias e vestidos. Se puder investir em pelo menos um de tom neutro – preto ou bege – é uma peça que você terá para toda a eternidade!


T-SHIRT – são totalmente coringas! Quanto mais básicas, lisas e “podrinhas” melhor. É essencial ter pelo menos uma preta, uma branca e uma cinza mescla. Todas com um corte e comprimento adequado – nem justa demais nem solta demais, nem curta demais, nem comprida demais. Podem ser usadas até com peças mais elaboradas pra tirar a formalidade das mesmas e trazer para o seu dia a dia um peça que você só usaria em festas.

BLUSA DE SEDA – pra mim ela é tão coringa quanto uma t-shirt básica, principalmente se for uma regata ou de manga curta que pode ser combinada com qualquer peça de baixo. Tenha pelo menos uma preta e uma off white, pois elas podem enriquecer um look que com outra blusa pareceria básico e simplório demais. Use-a por baixo de  jaquetas, trench coats, blazers, casacos de tricot!

CASACO DE TRICOT – sou suspeita pra falar dessa peça pois amo e tenho algumas, de diversas cores! Podem ser abertos ou fechados, longos ou mais curtos, mas ter no seu guarda-roupa pelo menos um preto e um cinza são mais do necessários. Os mais longos, que estejam pelo menos com o comprimento na altura do quadril ajudam a alongar o visual.

 

VESTIDOS – uma peça indiscutivelmente coringa. Pode ser sua escolha para aqueles dias sem muita criatividade fashion e ainda podem ser combinados com diversos acessórios. Deixam o visual feminino, elegante e chique. E ainda, com poucas mudanças de acessórios e sapatos te leva da reunião de trabalho ao jantar em poucos minutos.

E pra terminar com chave de ouro, tenha ACESSÓRIOS variados, assim como ECHARPES e LENÇOS . Quem me acompanha no instagram (@vanessamarquesimagem) sabe o quanto eu amo e uso muito esses tipos de peça para transformar um look básico em algo cool e cheio de bossa.

Agora corre no seu armário que vou te lançar um desafio!

Escolha um dos ítens aqui descritos e monte looks bem divertidos com ele. Combine com as suas outras peças e depois fotografe! Mas não esqueça de me contar como foi essa experiência!
Se quiser deixar aqui também suas dúvidas, vou adorar te ajudar a repensar o básico!

Um beijo e até!!!

Você poderá gostar de

Deixe aqui seu comentário